Durante reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o senador Alan Rick (União-AC) voltou a destacar a importância estratégica da ferrovia bioceânica e da rodovia de integração entre o Acre e o Peru. Segundo o parlamentar, os dois projetos representam uma oportunidade histórica de conectar o Brasil aos mercados do Pacífico, com impacto direto no desenvolvimento regional. A ferrovia, que ligaria o Porto de Ilhéus (BA) ao Porto de Chancay (Peru), atravessando o Acre, é vista como um eixo logístico capaz de reduzir custos e tempo de transporte de commodities brasileiras para a Ásia.
Além da ferrovia, Alan Rick defendeu a construção de uma estrada entre Marechal Thaumaturgo e Puerto Inca, no Peru, como alternativa viável à rota entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa. O senador argumenta que o novo traçado possui vantagens ambientais e estruturais, além de tirar comunidades do isolamento geográfico. A proposta se alinha ao plano de integração sul-americana e à revitalização da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Acre, que busca atrair empresas interessadas em operar com foco no mercado internacional. Rick também destacou o investimento chinês de US$ 3,6 bilhões no Porto de Chancay como um fator que reforça a viabilidade do projeto.
Para viabilizar a integração logística, o senador aponta a necessidade de investimentos em infraestrutura aduaneira e apoio técnico na fronteira. Ele acredita que o Acre pode se tornar um polo estratégico de exportação, com geração de empregos e valorização dos ativos ambientais da região. A proposta conta com apoio da bancada federal acreana e está sendo articulada junto ao governo federal. “Esse é um projeto que pensa o Brasil com visão de futuro, e coloca o Acre no centro das decisões sobre desenvolvimento e comércio exterior”, afirmou Rick.