O ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), divulgou na segunda-feira (6) um vídeo nas redes sociais no qual faz críticas severas à atual administração municipal, prestes a completar doze meses desde a reeleição do prefeito Tião Bocalom (PL). O conteúdo acabou sendo rebatido pelo secretário de Comunicação, Ailton Oliveira, na manhã desta terça-feira (7). Marcus questionou o que mudou ao longo desses meses, citando falhas em áreas como transporte, infraestrutura e saúde. Ele lembrou que o subsídio à empresa de transporte público foi alto e afirmou que o programa “Asfalta Rio Branco” perdeu ritmo logo após as eleições, com bairros aguardando recuperação de vias por doze meses. Também apontou problemas na saúde, nas promessas de moradias e obras educacionais não entregues, e disse que o foco da gestão tem sido “modo turbo” para tentar se manter nas eleições futuras, deixando as demandas da população para depois.

“Antes, só marketing. Agora, trabalho de verdade”, diz secretário de Bocalom em resposta a Marcus
Em nota de resposta, o secretário Ailton Oliveira afirmou que o governo municipal está reconstruindo uma cidade “deixada destruída” pela administração anterior. Ele fez críticas ao ex-prefeito, dizendo que quem cobra abandono deveria lembrar do que deixou para trás: uma capital esburacada, sem iluminação, com escolas e postos de saúde degradados. Segundo ele, foi necessário gastar tempo e recursos para corrigir convênios antigos, como o de R$ 35 milhões do programa Ruas do Povo, que estava parado desde 2012.
Ailton defendeu que as diferenças entre as gestões já são visíveis: “Antes, só marketing. Agora, trabalho de verdade.” Ele citou obras entregues — como o Elevado Beth Bocalom — e outras em execução, além de investimentos em tecnologia e infraestrutura na educação, recuperação de ramais, recuperação de pontes e ações rurais. O secretário encerrou dizendo que enquanto alguns fazem vídeos na internet, a gestão age nas ruas com responsabilidade, reafirmando que o difícil não é falar, e sim “fazer”.