Arthur Carvalho Gomes foi preso após 30 dias da fuga; outros oito detentos seguem foragidos

Acre

Captura-de-Tela-2025-07-19-as-18.30.47 Arthur Carvalho Gomes foi preso após 30 dias da fuga; outros oito detentos seguem foragidos


A Polícia Militar do Acre prendeu na tarde de sábado (19) o foragido Arthur Carvalho Gomes, condenado a mais de 60 anos de prisão. Ele foi localizado em um buffet na Travessa São Francisco, no bairro Vila Acre, Segundo Distrito de Rio Branco. Gomes era um dos nove detentos que escaparam do Complexo Penitenciário Dr. Francisco de Oliveira Conde (FOC) no dia 19 de junho. Esta é a primeira recaptura registrada desde a fuga em massa que mobilizou forças de segurança em todo o estado.

A prisão foi resultado de ações de inteligência e monitoramento realizadas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que intensificou operações nas últimas semanas. Após ser detido, Arthur foi encaminhado à Delegacia Central de Flagrantes (DCF) para os procedimentos legais e, em seguida, será reintegrado ao sistema prisional. A fuga do FOC gerou forte repercussão e levou à adoção de medidas emergenciais de segurança nas unidades penitenciárias do estado.

Segundo a Sejusp, as buscas pelos outros oito fugitivos continuam em andamento, com apoio de diferentes forças policiais. A população pode colaborar com informações anônimas que auxiliem na localização dos foragidos. A recaptura de Arthur representa um avanço nas investigações, mas as autoridades reforçam que o trabalho só será concluído com a prisão de todos os envolvidos. O caso segue sob apuração para identificar possíveis facilitadores internos ou externos à fuga.