O governo federal anunciou a recriação do bônus para servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o objetivo de reduzir as longas filas de espera. A Medida Provisória, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece o Programa de Gerenciamento de Benefícios, que terá validade inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado até 31 de dezembro de 2026.
Os servidores do INSS e da Perícia Médica Federal poderão aderir voluntariamente ao programa e receberão um pagamento extra por cada processo ou perícia finalizada. O bônus será de R$ 68 por processo analisado para servidores do INSS e R$ 75 por perícia ou análise documental para os peritos médicos federais. A prioridade será atender os processos pendentes há mais de 45 dias ou aqueles com prazo judicial vencido.
Com aproximadamente 2,5 milhões de pessoas na fila de espera, o governo espera que essa medida ajude a acelerar os atendimentos e reduzir o impacto da greve dos peritos médicos federais, que começou em agosto do ano passado. A Medida Provisória ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional dentro de 60 dias para não perder a validade.