Câmara de Brasiléia finalmente ensinou vereadores a fazer o básico

Acre

 

Captura-de-Tela-2025-10-17-as-09.48.37 Câmara de Brasiléia finalmente ensinou vereadores a fazer o básico

Câmara de Brasiléia organiza curso para ensinar o básico do básico — porque, aparentemente, ninguém sabe

Na última sexta-feira (17), a Câmara Municipal de Brasiléia resolveu dar um curso básico sobre o processo legislativo para vereadores, assessores e funcionários. Obviamente, o pessoal anda meio perdido mesmo e precisa de aulas sobre como elaborar, analisar e votar propostas — coisa que, em tese, deveria ser o mínimo para quem ocupa uma cadeira na Casa. Coordenação? Marquinhos Tibúrcio (PP) em pessoa, que, com um ar de quem descobriu o segredo da produtividade, promete que essa capacitação será política permanente. Ah, que resposta saber que agora irá produzir “mais e melhor” depois de uma aula com os especialistas.

O curso contorno com palestras profundas sobre sanção, veto e atualização de normas, com direito a nomes pomposos como Dr. Dárcio Vidal Campos e Dr. Luiz Carlos Bertoleto para dar aquele ar de solenidade e respeito à coisa toda. Enquanto isso, os vereadores aprenderam a lidar com o Regimento Interno, a Constituição e até com documentos que deveriam dominar, como ofícios e projetos de lei. Deve ser uma novidade e tanto para eles! O objetivo declarado é claro: reduzir os “erros” e equívocos no atendimento à população — afinal, até hoje, parece que ninguém sabe exatamente o que está fazendo tudo.

Para fechar com chave de ouro, o presidente da Casa reforça o compromisso com a “modernização” e “transparência”, como se juntar para aprender noções básicas fosse o ápice da evolução legislativa. Se essa é uma revolução prometida pelo Legislativo local, certamente a população tem muito a ganhar em eficiência e clareza. Ou, pelo menos, teremos histórias engraçadas para contar nas sessões.