Assessoria
O caricaturista e historiador Enilson Amorim lança nesta sexta-feira, dia 12, às 19 horas, na Biblioteca Pública Adonay Barbosa, seu novo livro intitulado A Missão dos Protetores da Floresta. A obra retrata figuras lendárias do folclore amazônico em forma de super-heróis, que lutam pela preservação dos recursos naturais. O projeto foi financiado pelo edital da Fundação Elias Mansour (FEM) e conta com o apoio da Academia Acreana de Letras (AAL).
“Estou muito feliz em lançar mais um trabalho voltado para nossas crianças, com traços amazônicos e o jeito do povo acreano. Nele, procuro mostrar o quanto a união entre mito e realidade pode interagir em prol de um bem comum”, afirma o autor.
Enilson Amorim de Lima é ilustrador e autor de diversos livros infantis que abordam os mitos do folclore local, como Mapinguari – A Lenda, Abelardo e o Curupira, Clarinha e o Boto, O Canto do Uirapuru, A Lenda da Cobra Grande e Chorrim – O Cachorro dos Amorim. Também colaborou como ilustrador em várias outras publicações, como a primeira edição do livro Aegypiti – A Mosquita da Floresta, da escritora e cineasta Kelen Gleysse, e O Zebecedário, de Carlos Gilberto de Oliveira. Seus traços estão presentes em centenas de livros de diversos autores espalhados pelo país.
Atualmente, o artista é membro efetivo da Academia Acreana de Letras (AAL), preside a Associação Acreana de Cinema (ASACINE), e atua em produções audiovisuais com especialização em desenho animado, além de desenvolver projetos culturais voltados à valorização da arte regional.
Ainda este ano, Amorim pretende lançar um livro sobre a história do taekwondo no Acre, bem como uma animação em fase final de produção, intitulada A Lenda da Cobra Grande.