Por Iara França
Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), de março de 2023 a março de 2024, 100 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Estado. Pensando em reduzir ainda mais os números envolvendo esses tipos de fatalidades, o órgão lançou a campanha Maio Amarelo com o tema “Paz no Trânsito começa por você”. Já são 10 anos da Campanha no estado.
Com o foco em ações de segurança, a campanha educativa visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Em um ano no Acre, foram registrados 4.374 acidentes sem vítimas fatais, o número de casos não fatais com pessoas que sequer estavam trafegando em algum veículo, mas se acidentaram, foi de 409.

Na capital, foram 665 sinistros de trânsito foram registrados no primeiro trimestre, o Detran-AC aponta crescimento nos índices e o relatório do órgão mostra que de janeiro a março deste ano, foram registrados 270 sinistros de trânsito com vítimas não fatais, resultando em 346 pessoas lesionadas na capital acreana.

O Maio Amarelo é uma Campanha mundial que teve início em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”.
No Acre as ações da Campanha Maio Amarelo também contaram com as parcerias da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC), Programa Vida no Trânsito e com o Batalhão de Trânsito (Bptran)