Evangélicos Superam Católicos e Passam a Ser Maioria no Acre, Aponta Censo

Acre

Marcha-para-Jesus-18-e1747059200630 Evangélicos Superam Católicos e Passam a Ser Maioria no Acre, Aponta Censo

O Acre passou a ser o estado com a maior proporção de evangélicos do Brasil, conforme os dados do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (6). A pesquisa revelou que 44,38% da população acreana com 10 anos ou mais se declara evangélica, superando os católicos, que agora representam 38,93%. Essa é a primeira vez que os evangélicos aparecem como maioria no estado, refletindo uma mudança significativa no perfil religioso da população local.

O crescimento do protestantismo no Acre foi de 62% em relação ao Censo de 2010, quando havia cerca de 187 mil evangélicos. Em 2022, esse número saltou para mais de 303 mil. Enquanto isso, o número de católicos caiu 10% no mesmo período. A tendência segue o padrão nacional de redução da adesão ao catolicismo, mas de forma mais acentuada no estado. A pesquisa também apontou que a maioria dos evangélicos é composta por mulheres e pessoas pardas, com maior concentração nas faixas etárias entre 30 e 49 anos.

Além das duas maiores religiões, o levantamento mostrou crescimento de religiões de matriz africana e estabilidade no número de pessoas sem religião, que representam 11,2% da população acreana — acima da média nacional. O Censo também identificou pequenas parcelas de espíritas, umbandistas e praticantes de tradições indígenas. Os dados revelam um cenário de crescente diversidade religiosa no estado, com destaque para a ascensão evangélica e a reconfiguração do mapa da fé no Acre.