Uma operação conjunta entre forças de segurança brasileiras resultou na interceptação de uma aeronave com matrícula falsa que transportava cerca de uma tonelada de cocaína. O avião, que havia decolado da Bolívia, entrou no espaço aéreo nacional sem autorização na sexta-feira (26) e foi detectado por radares da Força Aérea Brasileira (FAB). Caças A-29 Super Tucano foram acionados para realizar a abordagem, mas o piloto conseguiu pousar em uma pista clandestina localizada em uma fazenda no município de Rondonópolis, Mato Grosso, região próxima às fronteiras com Bolívia e Paraguai.
Após o pouso, a localização da aeronave foi repassada ao Grupo Especial de Fronteira, à Polícia Federal e à Polícia Militar, que organizaram uma ação conjunta para cercar o local. Apesar da fuga da maioria dos envolvidos, três suspeitos foram capturados durante as buscas e encaminhados à sede da Polícia Federal em Cuiabá. No interior da aeronave, os agentes encontraram 17 fardos de cocaína. Outros pacotes estavam sendo carregados em uma caminhonete e parte da carga foi localizada em áreas de mata próximas à pista improvisada.
A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar os responsáveis pela operação ilegal e pelo ingresso da aeronave em território brasileiro. A investigação busca identificar os envolvidos na logística do transporte da droga, além de mapear possíveis conexões com organizações criminosas transnacionais.


