FAB detecta avião com matrícula falsa e uma tonelada de droga em operação conjunta

Acre

 

image-319 FAB detecta avião com matrícula falsa e uma tonelada de droga em operação conjunta

Uma operação conjunta entre forças de segurança brasileiras resultou na interceptação de uma aeronave com matrícula falsa que transportava cerca de uma tonelada de cocaína. O avião, que havia decolado da Bolívia, entrou no espaço aéreo nacional sem autorização na sexta-feira (26) e foi detectado por radares da Força Aérea Brasileira (FAB). Caças A-29 Super Tucano foram acionados para realizar a abordagem, mas o piloto conseguiu pousar em uma pista clandestina localizada em uma fazenda no município de Rondonópolis, Mato Grosso, região próxima às fronteiras com Bolívia e Paraguai.

Após o pouso, a localização da aeronave foi repassada ao Grupo Especial de Fronteira, à Polícia Federal e à Polícia Militar, que organizaram uma ação conjunta para cercar o local. Apesar da fuga da maioria dos envolvidos, três suspeitos foram capturados durante as buscas e encaminhados à sede da Polícia Federal em Cuiabá. No interior da aeronave, os agentes encontraram 17 fardos de cocaína. Outros pacotes estavam sendo carregados em uma caminhonete e parte da carga foi localizada em áreas de mata próximas à pista improvisada.

A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar os responsáveis pela operação ilegal e pelo ingresso da aeronave em território brasileiro. A investigação busca identificar os envolvidos na logística do transporte da droga, além de mapear possíveis conexões com organizações criminosas transnacionais.