Fórum Estadual de Cultura define diretrizes para aplicação de recursos da Política Aldir Blanc no Acre

Acre


7580291a-5793-4136-978b-dc20fc6f142e-768x576-1 Fórum Estadual de Cultura define diretrizes para aplicação de recursos da Política Aldir Blanc no Acre

Mais de 90 profissionais da cultura se reuniram nesta última quarta-feira (28), na Filmoteca Acreana, em Rio Branco, para participar do Fórum Estadual de Cultura. O encontro teve como objetivo principal a definição dos editais do Fundo Estadual de Cultura, que contará com R$ 3 milhões, e do segundo ciclo do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (Paar), vinculado à Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), que destinará mais de R$ 16 milhões ao Acre. A iniciativa foi promovida pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), em parceria com o Conselho Estadual de Cultura (Concultura), e contou com formato híbrido, ampliando a participação dos agentes culturais.

Durante o evento, foram debatidas propostas para garantir maior transparência e efetividade na distribuição dos recursos. A chefe do Departamento de Políticas Culturais da FEM, Elane Cristine Almeida, destacou que a memória do fórum está disponível no canal da instituição no YouTube, reforçando o compromisso com a participação democrática. A versão final do documento com as diretrizes será enviada ao Concultura na próxima semana, após ajustes e nivelamento das informações discutidas. A medida visa assegurar que os editais reflitam as demandas reais da comunidade cultural acreana.

O presidente da FEM, Minoru Kinpara, ressaltou a importância do fórum como espaço de escuta e construção coletiva, agradecendo o apoio do governo estadual ao processo. Já a coordenadora do escritório do Ministério da Cultura no Acre, Camila Cabeça, enfatizou o papel estratégico do diálogo entre gestores, artistas e sociedade civil para o fortalecimento das políticas culturais no estado. A expectativa é que os recursos da Pnab contribuam para a valorização da produção artística local e o fortalecimento das cadeias criativas em todo o território acreano.