Frente fria deve amenizar calor no Acre a partir de sexta-feira

Acre
frente-fria Frente fria deve amenizar calor no Acre a partir de sexta-feira

O Acre deve registrar mudanças climáticas a partir desta sexta-feira (5), com a chegada de uma frente fria que avança pelo sul da Amazônia. O alerta foi emitido pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Apesar da previsão de alívio nas temperaturas, os próximos dias ainda serão marcados por sol forte, sensação de abafamento e chuvas intensas em algumas regiões.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alerta de perigo potencial para chuvas entre os dias 2 e 3 de setembro, com precipitações que podem atingir até 50 mm em um único dia e ventos de até 60 km/h. A chefe da Sala de Situação do Cigma, Ylza Lima, informou que o modelo NCEP prevê até 50 mm de chuva na região do Juruá e até 20 mm no leste do estado. A frente fria deve atuar com maior intensidade nas primeiras horas da manhã e à noite, trazendo alívio gradual ao calor persistente.

WhatsApp-Image-2025-09-02-at-08.06.56-1024x724-1 Frente fria deve amenizar calor no Acre a partir de sexta-feira

As temperaturas devem variar entre 18°C e 34°C, conforme a região. No Alto Acre, os termômetros devem marcar entre 18°C e 32°C; no Baixo Acre, entre 20°C e 34°C; no Juruá, de 20°C a 32°C; no Purus, entre 20°C e 33°C; e na regional Tarauacá/Envira, de 20°C a 33°C. A previsão reforça a importância de atenção às mudanças climáticas e aos alertas meteorológicos, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos e ventos fortes. A população deve se manter informada e tomar precauções diante das instabilidades previstas.