Na última segunda-feira, 7 de abril, o governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu um curso de suporte básico de vida para barqueiros da Comunidade do Croa e áreas vizinhas. A iniciativa, realizada com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), visa garantir mais segurança no transporte aquaviário de turistas na região.
O barqueiro Messias Antônio da Silva destacou a importância do curso, afirmando que agora se sente mais preparado para agir em emergências até a chegada do socorro profissional. Maria Glaides Souza, uma das poucas mulheres a conduzir embarcações na região, celebrou a oportunidade, ressaltando a valorização dos barqueiros pela iniciativa do governo.
O gerente de enfermagem do Samu, Gilliard Santos, explicou que o curso abordou técnicas básicas como reanimação cardiopulmonar, controle de hemorragias e imobilização de fraturas. As instruções fazem parte de um conjunto de medidas para fortalecer o turismo sustentável e seguro nas comunidades ribeirinhas do Juruá, focando na capacitação e valorização dos trabalhadores locais.