Um homem foi picado por uma cobra surucucu na terra indígena do rio Gregório, em Tarauacá, na noite deste domingo, 23. A vítima, cujo nome não foi divulgado, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Vila São Vicente, após ser transportada de canoa até o local do resgate. Ele foi levado para o Hospital de Tarauacá e, dependendo da evolução do quadro, pode ser transferido para o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
O homem estava trabalhando na terra indígena quando foi picado pela surucucu em uma das pernas, o que causou grande inchaço. A surucucu, também conhecida como surucucu-pico-de-jaca, é a maior serpente peçonhenta da América Latina e suas picadas podem causar inchaço, necrose, problemas de coagulação e, em casos graves, levar à morte.
A equipe do Samu agiu rapidamente para prestar os primeiros socorros, garantindo a transferência do homem ao hospital mais próximo. A situação do rio Gregório, que apresenta correnteza forte, tornou o resgate um desafio adicional para a equipe de emergência.