Neste sábado (19), acontece no Horto Florestal, às 10 horas da manhã, no espaço do Galpão Açaí, a oficina/ensaio do Bloco das Iaras, que reúne compositoras locais para cantar músicas autorais, com adultos e crianças.
O Bloco das Iaras, foi criado a princípio para divulgar compositoras locais, propondo trazer essas canções para o período carnavalesco em busca de maior visibilidade. No carnaval deste ano, o bloco inovou trazendo a cantora e compositora EUTERPE de Roraima, que participou da festa com as Iaras no Festival Norteadas. Também foi criado o Cordão das Iaras, onde a compositora e idealizadora Kelen Mendes, buscou unir a inspiração da coreografia dos bailados da “Marujada do Mestre Aldenor” e outros cordões, como “Pastorinhas”, a músicas que ela compôs especialmente para o cordão das “Iaras”, com temas que unem consciência ambiental ao imaginário da Amazônia acreana.
No sábado, além das compositoras, estarão reunidas cantoras que apoiam e estão fortalecendo o Bloco das Iaras, para cantar junto. A ideia da oficina é justamente ter um momento de ensaio e encontro com o público, adulto e infanto-juvenil, de forma gratuita, onde possam ser ensaiadas e cantadas as músicas da brincadeira e das compositoras envolvidas, como: Duda Modesto, Saliza, Kelen e Neiva Nara. Também compositoras de raiz como: Francis Nunes, Nazaré Pereira e Zenaide Parteira serão sempre homenageadas. Cantoras especialmente convidadas: Mara Mattero, Jehnny Lima e Lara Pontes.
O público em geral interessado, cantoras, cantores e especialmente compositoras, são convidadas para conhecer, cantar e dançar com as Iaras, que se reúnem no Horto Florestal às 10 horas de sábado, no Galpão Açaí. Crianças são convidadas especiais! É gratuito com realização e produção de Cultura MOA e da Lei Aldir Blanc (2024), com gerenciamento da Fundação Garibaldi Brasil.