Uma pesquisa Datafolha divulgada neste último domingo (13) revelou que 58% dos brasileiros reduziram a quantidade de alimentos comprados devido à inflação. Entre as famílias com renda de até dois salários mínimos, o impacto é ainda maior, atingindo 67%. Além disso, 61% dos entrevistados diminuíram a frequência de refeições fora de casa, e metade trocou a marca do café por uma mais barata.
O levantamento, realizado entre 1º e 3 de abril com 3.054 pessoas, também mostrou que 25% dos brasileiros têm menos alimentos em casa do que o necessário. Para economizar, 50% reduziram o consumo de água, luz e gás, enquanto 47% buscaram outras fontes de renda. A pesquisa aponta que 54% dos brasileiros atribuem ao governo Lula muita responsabilidade pelo aumento dos preços dos alimentos.
Outros fatores avaliados incluem a crise climática, guerras no mundo e a crise nos EUA. A pesquisa destaca que 50% dos entrevistados veem as guerras como um fator significativo para a alta dos preços, enquanto 47% apontam a crise climática como responsável.