O secretário de Administração da Prefeitura de Rio Branco, Jonathan Santiago, deixará o cargo para assumir a Secretaria de Articulação Institucional (SAI) na gestão do prefeito Tião Bocalom (PL). A transição foi confirmada por Santiago na quinta-feira (20) e deve ser oficializada por meio de decreto nos próximos dias.
Segundo Santiago, as tratativas com o prefeito começaram na semana anterior, e um novo nome indicado por Bocalom assumirá a Secretaria de Gestão Administrativa. Ele informou ainda que sua principal missão à frente da SAI será manter a base governista coesa na Câmara Municipal. “O foco será manter a base unida, defendendo os interesses da sociedade e da gestão. Ao longo do ano, lidaremos com diversos projetos e iniciativas”, afirmou.
Santiago ressaltou sua formação em ciência política como diferencial para o desempenho na nova função. “Política é algo que gosto de fazer. Agora é o momento de aplicar a ciência política no dia a dia da gestão. Agradeço ao prefeito pela confiança de me convidar novamente para estar à frente dessa secretaria tão importante”, concluiu.
Entretanto, a articulação política da gestão passa por novo reordenamento. Nesta segunda-feira (30), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a exoneração, a pedido, de Dougllas Jonathan Santiago de Souza do cargo de Secretário Especial Municipal de Articulação Institucional. A saída tem efeito retroativo ao dia 26 de junho e foi motivada por ofício da própria Secretaria Municipal da Casa Civil.
Dougllas havia assumido o posto em março deste ano, por meio do Decreto nº 1.207, como parte da linha de frente da articulação política municipal. Após sua saída, o prefeito convidou o secretário adjunto do Governo do Acre, Márcio Pereira, para assumir a função, mas o convite teria sido recusado. O cargo permanece vago até nova definição.