Justiça italiana decide manter prisão de Carla Zambelli durante processo de extradição

Acre
carla2520zamb Justiça italiana decide manter prisão de Carla Zambelli durante processo de extradição

A Justiça italiana decidiu nesta sexta-feira (1º) manter a prisão da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que está detida no presídio feminino de Rebibbia, em Roma. A decisão foi tomada após audiência de custódia realizada na Corte de Apelação da capital italiana, onde a defesa da parlamentar tentou substituir a prisão por medidas restritivas. O juiz responsável pelo caso, no entanto, optou por manter Zambelli encarcerada enquanto aguarda o desfecho do processo de extradição solicitado pelo Brasil.

Zambelli foi condenada no Brasil a dez anos de prisão e à perda do mandato parlamentar por envolvimento na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sentença já transitou em julgado, o que significa que não há mais possibilidade de recursos. Em junho, a deputada anunciou que estava na Itália e alegou ser vítima de perseguição política. A inclusão de seu nome na lista de difusão vermelha da Interpol foi solicitada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que permitiu sua detenção pelas autoridades italianas.

O futuro da parlamentar agora depende das decisões do Ministério da Justiça da Itália e do tribunal competente que avaliará o pedido de extradição. Caso o pedido brasileiro seja considerado procedente, caberá à Justiça italiana definir as condições para a entrega de Zambelli, conforme previsto no Código de Processo Penal do país. A defesa da deputada ainda tenta reverter a prisão com base em alegações de problemas de saúde, mas um novo pedido de liberdade só deve ser analisado em meados de agosto.