Lula conversa com Trump por telefone em meio à crise provocada por aumento de tarifas

Acre

Lula-x-trump-1 Lula conversa com Trump por telefone em meio à crise provocada por aumento de tarifas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta segunda-feira (6/10), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A ligação aconteceu após o republicano sinalizar abertura para negociações sobre tarifas. O telefonema durou cerca de 30 minutos.

Participaram da conversa o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação).

Segundo o Palácio do Planalto, Lula pediu a revogação das tarifas de 40% aplicadas sobre exportações brasileiras aos Estados Unidos e solicitou o fim das sanções impostas a autoridades do Brasil.

Durante a ligação, os dois líderes concordaram em se encontrar pessoalmente “em breve” e trocaram contatos para manter uma comunicação direta. Lula sugeriu que o encontro ocorra durante a cúpula da Asean, na Malásia, no fim de outubro.

O presidente brasileiro também reiterou o convite para que Trump participe da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e manifestou disposição para viajar aos Estados Unidos.