Em meio à turbulência do mercado internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta última segunda-feira (7) que a construção de um Brasil mais igualitário não depende dos Estados Unidos, da China ou da Argentina, mas sim dos próprios brasileiros. A afirmação foi feita durante uma cerimônia de anúncio de investimentos e contratações do Mercado Livre, na cidade de Cajamar, na Grande São Paulo.
Lula enfatizou que o futuro do país está nas mãos dos brasileiros, destacando a importância de um país de classe média, onde não haja extremos de riqueza ou pobreza. “Esse país de classe média está nas nossas mãos, não depende dos EUA, não depende da China, não depende da Argentina, depende de nós brasileiros”, afirmou o presidente.
A declaração ocorre em um dia de grande volatilidade no mercado internacional, após o início das tarifas comerciais anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e as retaliações da China. O dólar à vista fechou em alta de 1,24%, cotado a R$ 5,9107, enquanto o Ibovespa encerrou o pregão com perdas de 1,31%, a 125.588,09 pontos. Trump ameaçou impor tarifas adicionais de 50% caso a China não recuasse nas retaliações.