Mailza convida Câmara Brasil-China para Expoacre e propõe seminário sobre investimentos no Acre

Acre
WhatsApp-Image-2025-07-24-at-13.18.01-1024x683-1 Mailza convida Câmara Brasil-China para Expoacre e propõe seminário sobre investimentos no Acre

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, oficializou nesta semana o convite para que representantes da Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil-China participem da 50ª edição da Expoacre, que ocorre de 26 de julho a 3 de agosto, em Rio Branco. O convite foi feito durante visita ao Rio de Janeiro, em reunião com Márcia Wu, vice-presidente da Câmara de Comércio de Zhejiang Brasil-China, o engenheiro Hang Sze Yee e Mário Estrela, presidente da Câmara de Integração, Desenvolvimento e Comércio Brasil e China (Cidecom). O encontro ocorreu na sede da Superintendência do Ministério da Agricultura e teve como foco apresentar o Acre como rota estratégica para o mercado asiático.

Além do convite para a feira, Mailza propôs a realização de um seminário no Rio de Janeiro para apresentar o Acre como plataforma de integração logística e ambiental entre os oceanos Atlântico e Pacífico. A vice-governadora destacou o potencial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre, que oferece incentivos fiscais e estrutura voltada à instalação de indústrias exportadoras. A ZPE foi apresentada como oportunidade para empresas dos setores logístico, farmacêutico, de tecnologia verde, alimentos processados e cosméticos, com foco nos mercados latino-americanos e asiáticos.

Mailza também ressaltou a importância geopolítica do Acre como elo entre o Brasil e o Pacífico, por meio da Interoceânica Sul, que conecta o estado ao Porto de Chancay, no Peru. A nova rota bioceânica reduz em até 15 dias o tempo de escoamento de produtos brasileiros para a Ásia, posicionando o Acre como ponto estratégico para exportadores. A Expoacre 2025 contará com mais de 200 expositores e a presença de representantes do Peru e da Bolívia, promovendo o intercâmbio comercial e a cooperação regional.