Maioria dos brasileiros rejeita anistia a Bolsonaro, aponta Datafolha

Acre

bolsonaro Maioria dos brasileiros rejeita anistia a Bolsonaro, aponta Datafolha

A maioria dos brasileiros é contrária à concessão de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo, 14, 54% dos entrevistados rejeitam a ideia de perdão por parte do Congresso Nacional, enquanto 39% são favoráveis. O levantamento foi realizado nos dias 8 e 9 de setembro, antes da condenação, e ouviu 2.005 eleitores em 113 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Além da rejeição à anistia de Bolsonaro, a pesquisa mostra que 61% dos brasileiros são contra qualquer tipo de perdão aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. A condenação do ex-presidente inclui crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Apesar da sentença, a prisão imediata não deve ocorrer, já que o acórdão da decisão ainda precisa ser publicado e os recursos da defesa analisados.

O resultado da pesquisa revela um cenário de polarização política e resistência popular à impunidade em casos de atentado à democracia. Para especialistas, os dados indicam que parte significativa da sociedade vê a responsabilização judicial como essencial para preservar o Estado de Direito. A execução da pena depende do trânsito em julgado, ou seja, após o esgotamento de todos os recursos. Enquanto isso, o debate sobre anistia segue no Congresso, em meio a pressões políticas e manifestações públicas.