A Prefeitura de Rio Branco lançou a campanha “Manin, Não é Não!” na primeira noite do Carnaval da Família, na sexta-feira (28). A ação, em parceria com o Governo do Estado e a Acisa, mobilizou equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) para orientar foliões e distribuir materiais contra beijos e abraços forçados.
As equipes circularam por toda a festa, abordando famílias e menores para conscientizar sobre o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Estamos com todos os nossos serviços para identificar situações de trabalho infantil no Carnaval. Nossa função é orientar os pais”, explicou Ivan Ferreira, diretor de Assistência Social.
O secretário da SASDH, João Marcos Luz, reforçou o compromisso de proteger os mais vulneráveis: “Nosso trabalho é orientar as pessoas, educar para evitar abusos contra mulheres e crianças, ajudando a manter uma programação apropriada para a família”. Rila Freze, representante da Casa Rosa Mulher, destacou a importância da campanha: “A festa é um momento de diversão, mas não se pode cometer assédio. Estamos aqui para acolher a vítima”.