Médicos do Acre entram em greve por tempo indeterminado

Acre

WhatsApp2520Image25202025-05-062520at252009.44.17 Médicos do Acre entram em greve por tempo indeterminado

Os médicos do Acre decidiram deflagrar uma greve por tempo indeterminado a partir de sexta-feira, 9, após uma assembleia geral extraordinária realizada na noite de segunda-feira, 5. A paralisação afetará serviços não urgentes, como consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas, enquanto os atendimentos de urgência e emergência, especialmente para crianças com doenças respiratórias, serão mantidos.

A categoria reivindica o pagamento de gratificações e plantões extras que estão atrasados desde 2024. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Guilherme Pulici, a decisão de greve foi unânime devido ao cansaço da classe com promessas não cumpridas pelo governo estadual. “A classe está cansada de promessas. Agora, a decisão é retornar ao trabalho apenas depois do pagamento”, afirmou Pulici.

Em 2024, uma paralisação semelhante foi suspensa após um acordo de resolução, mas apenas parte da dívida foi quitada, gerando ainda mais insatisfação entre os profissionais de saúde.