A maternidade de Cruzeiro do Sul possui estrutura para atender até cerca de 5.000 mulheres/ano com exames de mamografia. Entretanto, os dados mostram que a procura está muito abaixo desse número. Em 2024, foram feitos 1.232 mamografias e, em 2025, até o momento, menos de 600.
Diane Carvalho, coordenadora regional de saúde do Juruá, reforça que é necessário que mais mulheres façam o exame, especialmente no mês de outubro, durante a campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama. Ela destaca que mulheres a partir dos 40 anos já podem realizar mamografias, medida aprovada recentemente pelo Ministério da Saúde.
Iglê Monte, diretora da maternidade, explica o procedimento para agendar o exame pela rede pública: a mulher deve ir a um posto de saúde de seu bairro, fazer consulta, depois no Cisreg fazer o agendamento. É necessário apresentar pedido médico, cartão do SUS, comprovante de residência e CPF. A maternidade oferece atendimento de manhã e à tarde.
A mudança na faixa etária para a realização do exame foi citada: antes era livre a partir dos 50 anos; agora, a partir dos 40. Profissionais como médicos e enfermeiros estão autorizados a fazer o pedido do exame.
Além disso, é citado que novos serviços voltados ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do colo do útero serão implantados na região do Juruá. A mobilização de mulheres, educação em saúde, e parceria com prefeituras e secretarias municipais também estão previstas para incentivar os exames de mamografia e PCCU (Papanicolau) e a genotipagem do HPV.


