Em um movimento controverso, o deputado Eduardo Velloso, do União Brasil, assinou o pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto indicava sua irmã, Luciana Velloso, para um cargo na Embratur com um salário de R$ 18,9 mil. A ação gerou críticas, especialmente porque Luciana foi nomeada durante a gestão do próprio presidente que Velloso agora busca afastar.
A lista de assinaturas pelo impeachment, que já conta com 118 nomes, inclui parlamentares de partidos que mantêm ministros no governo Lula, como PSD, MDB, PP e Republicanos. A motivação principal para o pedido de impeachment é a alegação de “pedalada fiscal” no valor de R$ 3 bilhões, utilizada no programa Pé-de-Meia, que visa incentivar financeiramente estudantes do ensino médio.
Luciana Velloso, indicada pelo ministro Carlos Sabino, trabalha remotamente na Embratur e cumpre sua jornada de trabalho no Ministério do Turismo. Eduardo Velloso confirmou a assinatura do pedido de impeachment, mas não quis comentar sobre a indicação de sua irmã para o cargo de confiança.
com informações do O Globo