Milei Insinua que Brasil Deveria Agradecer à Argentina pela Taxa de 10% de Trump

Acre
Captura2520de2520tela25202025-04-152520121117 Milei Insinua que Brasil Deveria Agradecer à Argentina pela Taxa de 10% de Trump

O presidente argentino Javier Milei afirmou que a tarifa de 10% imposta pelos Estados Unidos ao Brasil e aos países do Mercosul é resultado de sua boa relação com o presidente americano, Donald Trump. Em entrevista ao canal de YouTube Neura, Milei explicou que, sem essa intervenção, a taxa poderia ser de 35%, além de penalidades, devido às alíquotas cobradas pelo Mercosul .

Milei destacou que a aplicação de uma taxa de 35% ao Brasil poderia prejudicar a economia argentina, e que a tarifa de 10% foi estendida ao Mercosul para evitar desvio de comércio. Ele também mencionou que está adaptando as normas argentinas para cumprir os requerimentos de taxações recíprocas dos Estados Unidos. Na última sexta-feira, o Mercosul aumentou a quantidade de categorias de importações isentas da Tarifa Externa Comum (TEC) do bloco, facilitando acordos individuais com a administração de Trump.