O Ministério da Saúde anunciou que a partir de agora as doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como gotinha, serão substituídas por uma dose da vacina inativada (VIP), que é injetável.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença altamente contagiosa causada pelo poliovírus. Esse vírus ataca o sistema nervoso e pode causar paralisia em questão de horas. A poliomielite é transmitida principalmente através do contato com fezes infectadas ou, mais raramente, por gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar.
Sobre a mudança, ela começou a ser implementada na última segunda-feira (04), e visa alinhar o esquema vacinal brasileiro às práticas de países como Estados Unidos e nações europeias. O novo esquema inclui três doses da vacina injetável administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, com uma dose de reforço aos 15 meses.
Além disso, as doses da vacina oral poliomielite bivalente que estão em estoque nos municípios serão recolhidas pelo Ministério da Saúde até 31 de novembro. Apenas as doses da vacina injetável estarão disponíveis nas salas de vacinação a partir de agora. Mesmo com a substituição, o personagem Zé Gotinha continuará sendo um símbolo importante na campanha de imunização, reforçando a educação e combate às notícias falsas sobre vacinação.