Moradores do Ramal da Galiléia bloquearam os dois sentidos da rodovia AC-40, no trecho Top-15, na manhã desta quinta-feira (2), em protesto contra as precárias condições da estrada e a falta de transporte escolar na região. Apenas ônibus de linha foram liberados durante o protesto, que gerou congestionamentos e buzinaço no local.
Segundo os manifestantes, a paralisação ocorre pela omissão da prefeitura de Rio Branco quanto às obras no ramal. Uma líder do movimento, identificada como “Baiana”, afirmou que há recursos para intervenção, mas que nada foi feito além de uma raspagem inicial. Ela também disse que já houve contato com o deputado Coronel Ulysses, que teria conseguido verba para o ramal.
Além das demandas pela estrada, os moradores reclamam da redução da frota escolar: dezenas de crianças estão sem transporte adequado, e muitas precisam caminhar até 8 km em lama ou sol para alcançar a escola. Uma moradora afirmou que o único veículo escolar existente atende 12 alunos, apesar de haver mais de 70 crianças na localidade.


