A Uber anunciou que a partir de janeiro de 2026 haverá mudanças nos critérios para veículos das categorias Black e Comfort, oferecendo maior conforto e serviço premium aos usuários do aplicativo. As alterações envolvem o ano mínimo de fabricação dos carros, que variam conforme a cidade, e a exclusão de alguns modelos considerados inadequados para essas categorias. Por exemplo, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Vitória, Fortaleza e Goiânia, será obrigatório que os carros Black tenham fabricação mínima de 2019. Em Belo Horizonte, Recife, Salvador e Campinas, a exigência é para veículos a partir de 2018, enquanto no Rio de Janeiro o limite é 2017.
Além disso, a lista de modelos excluídos da categoria Black inclui veículos como Renault Kardian, Citroen Basalt, Chery Tiggo 3X, Peugeot E-2008, Chery Tiggo 3, Hyundai Kona Hybrid, JAC Motors J3 Turin e JAC Motors iEV 40. A categoria Comfort também sofrerá mudanças, com ajustes no ano mínimo de fabricação e a exclusão do Renault Logan, independentemente do ano, que passa a valer em 6 de janeiro de 2026. As regras para o Comfort também variam conforme o estado, e os veículos devem atender aos requisitos mínimos de ar condicionado e número de portas.
Para continuar operando nessas categorias premium, os motoristas também precisarão cumprir critérios como ter realizado mais de 100 viagens em outras categorias (exceto Moto, Envios Moto e Táxi) e manter uma nota mínima de avaliação dos usuários igual ou superior a 4,85 pontos. A Uber destaca que as mudanças foram baseadas em pesquisas com usuários e análises do mercado automotivo, aprimorando a qualidade dos serviços nas categorias Black e Comfort e elevando a satisfação dos passageiros. As listas completas de modelos aceitos, últimos anos de fabricação e critérios específicos por região estão disponíveis no aplicativo da Uber para consulta dos motoristas parceiros.