Municípios do Alto Acre avançam na gestão integrada de resíduos sólidos

Acre
WhatsApp2520Image25202025-10-172520at252016.54.50 Municípios do Alto Acre avançam na gestão integrada de resíduos sólidos

A gestão compartilhada dos resíduos sólidos na Regional do Alto Acre avançou nesta semana com a realização da segunda sessão extraordinária em conjunto da Associação dos Municípios do Acre (Amac) e do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Cinreso). Com a presença de prefeitos e vice-prefeitos de 11 municípios da região, incluindo Rio Branco, Xapuri e Brasileia, o encontro reforçou o compromisso das administrações municipais em buscar soluções eficazes para o tratamento e destinação correta do lixo, tema que há anos desafia os municípios locais. Na ocasião, foi apresentado projeto para a construção de um aterro sanitário regional, tendo como objetivo substituir soluções provisórias e atender a demanda crescente.

O prefeito de Rio Branco e presidente da Amac e Cinreso, Tião Bocalom, destacou o papel da capital como parceira dos municípios do Alto Acre, permitindo que seus resíduos sejam tratados na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) enquanto as iniciativas definitivas são renovadas. A reunião contou com representantes do Governo do Estado, que enfatizaram a importância das políticas integradas para o fortalecimento da segurança e o desenvolvimento sustentável na região. Além disso, houve a presença do Governo Federal por meio do Incra, que destacou ações relevantes na regularização fundiária, cruciais para o desenvolvimento urbano e rural dos municípios do Alto Acre.

O encontro também contou com a participação da deputada federal Antônia Lúcia, que reforçou a importância do diálogo entre municípios, estados e União para superar desafios comuns e garantir avanços estruturais na região. O presidente da Amac concluiu a reunião reafirmando o compromisso dos gestores municipais em buscar soluções conjuntas para a destinação do lixo, demonstrando um avanço significativo no caminho para a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população do Alto Acre.