Mutirão de imunização atenderá mais de 3 mil pessoas em áreas ribeirinhas e indígenas

Acre

 

midia-de-distribu-660x495-1 Mutirão de imunização atenderá mais de 3 mil pessoas em áreas ribeirinhas e indígenas

A partir desta sexta-feira (29), tem início no Acre a Operação Gota, uma ação conjunta entre o Ministério da Saúde, Ministério da Defesa e o governo estadual que levará vacinas a 49 comunidades ribeirinhas e indígenas em oito municípios. Com duração prevista de 17 dias, a iniciativa busca atualizar o calendário vacinal dessas populações, com doses contra sarampo, raiva e outras doenças imunopreveníveis. Um helicóptero do Ministério da Defesa será utilizado para transportar os agentes do Plano Nacional de Imunizações do Acre (PNI-AC) até os locais de difícil acesso.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), mais de 3.600 pessoas devem ser atendidas durante o mutirão. A operação passará por Sena Madureira, Xapuri, Tarauacá, Feijó, Jordão, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, entre os dias 29 de agosto e 14 de setembro. A coordenadora do PNI no estado, Renata Quiles, destacou que todas as vacinas fornecidas pelo Ministério da Saúde serão disponibilizadas, com atenção especial à imunização contra a raiva, que já integra o calendário de rotina para populações ribeirinhas e indígenas.

Além de reforçar a campanha contra o sarampo, a ação pretende ampliar a cobertura vacinal em áreas remotas, onde o acesso aos serviços de saúde é limitado. A logística aérea permite que os imunizantes cheguem com segurança e agilidade, garantindo a proteção de comunidades vulneráveis.