O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) decidiu partir para o ataque e protocolou no Senado um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino. O motivo? Uma fala do magistrado durante uma aula magna em universidade maranhense, onde sugeriu uma “chapa imbatível” para o governo do estado, encabeçada por Felipe Camarão (PT) e Teresa Barros como vice.
Para Nikolas, Dino cruzou a linha da neutralidade exigida a membros da Suprema Corte ao se envolver diretamente em articulações eleitorais. “Não se trata de opinião pessoal, mas de apoio explícito a um projeto político”, afirmou o parlamentar, que acusa o ministro de crime de responsabilidade por atuação político-partidária — conduta vedada pela Constituição.
A fala de Dino, que ainda comentou a idade de Teresa Barros como possível impedimento legal para a candidatura, foi recebida com entusiasmo pela plateia, mas gerou indignação em setores da oposição. O pedido de impeachment agora aguarda análise do presidente do Senado, que decidirá se dará andamento à representação.