Novas denúncias contra chefe da RBTrans serão encaminhadas ao Ministério Público

Acre
Captura2520de2520tela25202025-08-262520122540 Novas denúncias contra chefe da RBTrans serão encaminhadas ao Ministério Público

A Comissão dos Direitos das Mulheres da Câmara Municipal de Rio Branco anunciou que irá formalizar novas denúncias contra o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas. Os relatos, que envolvem acusações de assédio moral e coação de servidores, foram apresentados durante a sessão desta terça-feira, 26, e serão encaminhados ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público do Acre (MPAC). A medida busca garantir a apuração dos fatos e a responsabilização, caso as denúncias sejam confirmadas. A representante do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do MPAC, Solene Costa, esteve presente na Câmara para ouvir os relatos e avaliar a gravidade da situação.

Segundo o vereador Éber Machado (MDB), há indícios de que servidores foram pressionados a produzir abaixo-assinados em defesa do superintendente, com o objetivo de influenciar a atuação do Ministério Público. A Comissão da Mulher aprovou dois documentos que serão enviados aos órgãos competentes, reforçando a necessidade de investigação. “Chegou o momento de dar um basta nessa situação”, afirmou o parlamentar. As denúncias iniciais foram feitas por Machado e pelo vereador André Kamai, com base em um documento anônimo que relatava casos de assédio envolvendo ao menos três servidores da autarquia.

Desde então, outros funcionários e ex-servidores procuraram a Câmara para formalizar suas queixas e solicitar o afastamento de Clendes Vilas Boas. O MPAC já iniciou as oitivas, tendo ouvido duas pessoas até o momento, e mantém o CAV disponível para receber novos relatos. A repercussão das denúncias reacende o debate sobre a conduta de gestores públicos e a importância de canais institucionais para acolher vítimas de assédio e coação no ambiente de trabalho. A expectativa é que os órgãos de fiscalização atuem com celeridade e imparcialidade na apuração dos fatos.