Oficina de Ritmos Percussivos Afro-Brasileiros forma novos agentes culturais em Rio Branco

Acre

 

WhatsApp2520Image25202025-10-162520at252012.02.52 Oficina de Ritmos Percussivos Afro-Brasileiros forma novos agentes culturais em Rio Branco

Encerramos com sucesso a Oficina de Ritmos Percussivos Afro-Brasileiros, promovida pelo Ponto de Cultura Alamoju Centro de Cultura e Pesquisa, que reuniu músicos, estudantes e amantes da cultura afro-brasileira entre os dias 15 e 19 de outubro, no espaço O Casarão, em Rio Branco.

Foram dias intensos de aprendizado, troca e vivência ancestral. A oficina explorou instrumentos tradicionais como timbal, atabaque e gonguê, além de ritmos como Avamunha, Alujá, Vassi, Ilú e Coco, fortalecendo o legado da percussão afro-brasileira e formando novos agentes culturais comprometidos com a valorização da identidade negra.

Mais do que uma formação técnica, o encontro reafirmou o papel transformador da cultura como instrumento de resistência e pertencimento, ampliando o acesso da comunidade às expressões afro-amazônicas e consolidando a base para um futuro Pontão de Cultura no Acre.

O projeto é uma realização do Ponto de Cultura Alamoju, com produção da Pé Rachado Produções e apoio de Abassa Orun Ibo Yeyeponda, Feremaac, Renafro Acre e do grupo O Barulho do Acre, dentro do Edital nº 11/2024 – Cultura Viva, com financiamento da Prefeitura de Rio Branco e da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), e realização do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura e do Programa Cultura Viva.