Oito detentos fogem por buraco em cela no presídio de Cruzeiro do Sul

Acre

Captura2520de2520tela25202025-09-072520122947 Oito detentos fogem por buraco em cela no presídio de Cruzeiro do Sul

O sistema prisional do Acre voltou a registrar uma fuga no último sábado (6), quando oito detentos escaparam da cela 725 do bloco 7 da Unidade Prisional Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul. Segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), os presos abriram uma cavidade na parede da cela e conseguiram deixar o local por volta das 15h. A Polícia Penal, com apoio de outras forças de segurança, iniciou buscas imediatas na região. Esta é a quarta fuga registrada em unidades prisionais do estado em pouco mais de três meses.

Os fugitivos foram identificados como Eduardo da Silva Lima, José Francisco Souza da Silva (Dude), Edmar Vieira da Silva, Carlos Maico Gomes Fortunato, Caio Firmino Miranda, Carlos Tiago de Lima Izaías, José Rubens do Nascimento Alemão e Carlos Eduardo Santos Pedroza. Em razão da ocorrência, as visitas previstas para este domingo (7) foram suspensas, e uma revista estrutural foi iniciada em todo o presídio. O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, afirmou que medidas estão sendo adotadas para reforçar a segurança e evitar novas ocorrências.

A fuga reacende o alerta sobre a vulnerabilidade do sistema prisional acreano. Em junho e julho, outras duas fugas em massa ocorreram no Complexo Penitenciário de Rio Branco, somando 15 detentos foragidos, dos quais apenas quatro foram recapturados. Em agosto, dois presos escaparam da unidade de Senador Guiomard. Em março, uma tentativa de fuga em Cruzeiro do Sul foi frustrada pela Polícia Penal. Com 14 foragidos ainda não localizados, o estado enfrenta desafios para conter a fragilidade estrutural e operacional de suas unidades prisionais.