O Acre deve enfrentar redução de temperatura e chuvas intensas a partir desta terça-feira (23), com os impactos mais fortes previstos nas regiões leste e sul do estado e em Rio Branco. Meteorologistas alertam que a combinação de uma massa de ar polar, ainda que moderada, com a umidade crescente típica do início da primavera pode gerar temporais, ventos fortes, rajadas de vento e até risco de granizo. Além disso, há expectativa de alagamentos e queda de galhos em áreas urbanas, o que poderá causar transtornos no trânsito e sofrer impacto sobre serviços públicos.
Apesar do término oficial do inverno e do começo da primavera, estação que normalmente marca o aumento da chuva no Acre, o frio polar continua presente. Registros apontam para mínimas entre 10 °C e 16 °C, especialmente em cidades como Rio Branco e Tarauacá. A instabilidade atmosférica se intensifica por conta da entrada de frentes frias, fazendo com que o tempo fique mais instável, com alternância entre períodos de sol, pancadas de chuva e possibilidade de temporais durante as tardes e início da noite.
Diante desse contexto, autoridades recomendam que moradores adotem medidas preventivas: evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos, proteger bem calhas e telhados, verificar risco de queda de galhos e manter atenção especial em regiões propensas a deslizamentos, caso o solo já esteja encharcado. O alerta meteorológico serve para que setores como Defesa Civil, prefeituras e concessionárias de serviços de energia e limpeza urbana estejam preparados para eventuais emergências. A população deve acompanhar os boletins locais para atualizações.

