A Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, deflagrou nesta segunda-feira, 15, a Operação Inceptio, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. A ação mobilizou agentes em seis estados, com o cumprimento de nove mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão nas cidades de Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Ubá (MG), Camaçari, Ilhéus e Salvador (BA), Cabedelo (PB) e São Paulo (SP). As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Estadual do Juízo das Garantias da Comarca de Rio Branco.
Durante as investigações, foi identificado que o grupo criminoso enviava grandes quantidades de entorpecentes do Acre para o Nordeste e Sudeste do país. A movimentação financeira era realizada por meio de pessoas e empresas interpostas, utilizando inclusive criptoativos para ocultar a origem dos recursos. A Justiça determinou o bloqueio de mais de R$ 130 milhões em contas bancárias e o sequestro de bens avaliados em R$ 10 milhões. Um estabelecimento comercial usado pela organização também teve suas atividades suspensas.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal reforça que a operação é parte de um esforço contínuo para combater o crime organizado e proteger a sociedade.