Por Edinho Levi
A maioria dos deputados federais do Acre já assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 e a redução da jornada de trabalho de 44h para 36h semanais.
A parlamentar, Erika Hilton argumenta que o formato atual impede os trabalhadores de se qualificarem profissionalmente. Dos oito parlamentares do Acre, seis já declararam apoio ao projeto, enquanto o presidente da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), José Adriano, também concorda com a redução, desde que os impactos econômicos sejam avaliados.
Os deputados que apoiam a PEC incluem Antônia Lúcia, Gerlen Diniz, Roberto Duarte, Socorro Neri, Meire Serafim e Zezinho Barbary. Eduardo Velloso aguarda uma análise econômica antes de formar opinião, e o Coronel Ulysses Araújo ainda não se manifestou.
Socorro Neri destacou que a redução da jornada é uma demanda da sociedade, enquanto Gerlen Diniz expressou ceticismo quanto à aprovação da PEC na Câmara. Roberto Duarte, além de uma enquete no Instagram, propôs uma compensação para as empresas, desonerando a folha salarial em 30%.
Para que a PEC comece a tramitar, são necessárias 171 assinaturas, e até a noite de segunda-feira, 134 deputados já haviam assinado.