PF cumpre mandado em Rio Branco na 2ª fase da operação Hipertermia contra desvio de verbas públicas

Acre
Captura2520de2520tela25202025-06-252520113132 PF cumpre mandado em Rio Branco na 2ª fase da operação Hipertermia contra desvio de verbas públicas

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (24), em Rio Branco, um mandado de busca e apreensão no âmbito da segunda fase da operação Hipertermia, que investiga o desvio de recursos públicos no município de Capixaba, interior do Acre. A ação é um desdobramento da primeira etapa da operação, realizada em janeiro deste ano, e tem como foco aprofundar as apurações sobre irregularidades na Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a PF, a nova fase foi motivada por provas colhidas anteriormente, que indicam a existência de um esquema estruturado de corrupção envolvendo agentes públicos e empresários. As investigações apontam para o uso de contratos públicos superfaturados, com posterior repasse de valores a servidores municipais, utilizando nomes de terceiros para ocultar os beneficiários reais. Os crimes investigados incluem peculato, fraude em licitação, corrupção passiva, falsidade ideológica e associação criminosa.

Todos os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). A operação teve início em novembro de 2024 e revelou indícios de que empresas de fachada e “laranjas” estariam sendo utilizados para desviar recursos destinados à manutenção e instalação de equipamentos em escolas. A Polícia Federal segue com as diligências e não descarta novas fases da operação. Os investigados podem enfrentar penas que, somadas, ultrapassam 25 anos de prisão.