Carlos Vitor de Castro Cardozo, de 23 anos, foi recapturado pela Polícia Militar do Acre na noite da última segunda-feira (1), após mais de dois meses foragido do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Ele é o terceiro detento localizado desde a primeira fuga registrada em 2025, ocorrida em 19 de junho, quando nove presos escaparam do pavilhão P da Divisão de Estabelecimento Penal de Recolhimento Provisório. A captura ocorreu no bairro Ilson Ribeiro, durante patrulhamento do 1º Batalhão da PM.
Segundo a polícia, Carlos Vitor estava em frente a uma residência e tentou fugir ao perceber a aproximação dos agentes. Ele correu para dentro da casa e tentou escapar pelos fundos, sendo detido ao tentar pular um muro. Após consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão, foi confirmada a ordem judicial contra ele. O suspeito confessou estar foragido desde junho. Após a prisão, foi levado ao Pronto-Socorro por conta de um ferimento no pé e, em seguida, encaminhado à delegacia.
Com a nova recaptura, três dos nove fugitivos da primeira fuga foram localizados. Outros 14 detentos seguem foragidos após três episódios de evasão registrados nos últimos dois meses. O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) informou que Carlos Vitor ainda não retornou ao presídio, pois precisa passar por etapas obrigatórias, como audiência de apresentação. A PM reforça que segue atuando para localizar os demais foragidos e garantir a segurança da população.