O governador do Acre, Gladson Camelí, assinou na última sexta-feira (11), um termo de cooperação para a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em todos os 22 municípios do estado, com suporte da Secretaria de Estado de Administração (Sead). A iniciativa visa modernizar e digitalizar processos administrativos, promovendo integração e eficiência na gestão pública. Com isso, o Acre se torna pioneiro no Brasil ao alcançar a total adesão de seus municípios a um sistema digital integrado.
Distribuído gratuitamente, o SEI elimina o uso de papel nos processos institucionais, permitindo uma comunicação eletrônica em tempo real. A ferramenta, adotada pelo estado desde 2020, busca facilitar a logística de municípios isolados e fortalecer a governança integrada entre estado, municípios e órgãos de controle. Para Camelí, a inovação reflete compromisso com a desburocratização e melhor prestação de serviços públicos.
O prefeito Sérgio Lopes, em agenda na capital, participou da adesão ao SEI e de reuniões sobre o consórcio de resíduos sólidos com o presidente da Amac, Tião Bocalom. A iniciativa é vista como um marco na transformação digital do Acre, trazendo transparência, redução de custos e maior produtividade à administração pública.