Prefeitos do Acre se encantam com gestão sustentável de resíduos do Ecoparque

Acre
WhatsApp2520Image25202025-02-042520at252012.42.55 Prefeitos do Acre se encantam com gestão sustentável de resíduos do Ecoparque
Fotos: Assessoria

Na última semana, prefeitos e secretários dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, do Acre, visitaram o Ecoparque Porto Velho em uma excursão guiada. A comitiva, que incluiu os prefeitos Carlos Armando e Sérgio Lopes, além de secretários de Obras e Meio Ambiente, teve a oportunidade de conhecer de perto as atividades de recebimento e destinação final de resíduos. A visita reforçou a importância do cumprimento das legislações que regem a gestão de resíduos sólidos, especialmente a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Durante a visita, os gestores foram apresentados ao trabalho desenvolvido pela Central de Tratamento de Resíduos (CTR) e às soluções modernas adotadas no Ecoparque, que têm capacidade para receber 600 toneladas diárias de resíduos. Iuri Faria, diretor comercial do Ecoparque, ressaltou a importância da legislação para evitar impactos ambientais e proteger a saúde pública. A política estabeleceu o prazo até 2024 para o encerramento dos lixões em municípios de pequeno porte.

WhatsApp2520Image25202025-02-042520at252012.42.59 Prefeitos do Acre se encantam com gestão sustentável de resíduos do Ecoparque

O Ecoparque de Porto Velho, seguindo exemplos de outras unidades no Brasil, como Jaboatão dos Guararapes (PE) e Paulínia (SP), também planeja expandir suas operações com projetos de biogás, energia renovável e geração de créditos de carbono. A visita dos prefeitos destacou a importância de uma gestão sustentável de resíduos e o compromisso dos municípios do Acre com a proteção ambiental.