O senador Alan Rick visitou a comunidade Baixa Verde, em Rio Branco, na última terça-feira, 15, após a prefeitura decidir devolver uma emenda de R$ 1 milhão destinada à construção de cinco casas de farinha em quatro comunidades rurais. A obra foi iniciada em fevereiro, mas abandonada em março devido à devolução do recurso ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
A decisão da prefeitura gerou insatisfação entre os moradores, que dependem da produção de farinha para seu sustento. Fátima Pedrosa, presidente da Cooperativa Acreverde, lamentou a paralisação das obras e o prejuízo causado: “Mandamos fazer embalagens, mais de 30 mil embalagens estão ali esperando a indústria”. Francisco das Chagas, representante da comunidade Hélio Pimenta, questionou a justificativa da prefeitura sobre o cultivo de café: “A área onde a prefeitura ia instalar a Casa de Farinha tá lá, só o matagal”.
O senador Alan Rick se comprometeu a buscar soluções junto ao Ministério da Agricultura para que os recursos cheguem diretamente às cooperativas e associações. “Estamos tratando com o MAPA para que o recurso seja repassado diretamente aos produtores. Se não for possível recuperar o valor, vou alocar uma nova emenda”. O promotor de Justiça Alekine Lopes afirmou que irá apurar as denúncias e avaliar as justificativas apresentadas.