Prefeitura intensifica entrega de água potável para famílias afetadas pela enchente em Cruzeiro do Sul

Acre
WhatsApp2520Image25202025-09-262520at252011.21.28 Prefeitura intensifica entrega de água potável para famílias afetadas pela enchente em Cruzeiro do Sul

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil e com apoio do Corpo de Bombeiros, intensificou nesta semana a distribuição de galões de água potável para moradores dos bairros Miritizal de Cima e de Baixo, atingidos pela enchente de 2025. Mais de 5 mil galões de cinco litros foram entregues a cerca de 3 mil famílias, como parte das ações emergenciais de assistência humanitária. A medida busca garantir o acesso à água segura em áreas onde o abastecimento foi comprometido pelas cheias do Rio Juruá, que atingiu a marca de 13,70 metros e afetou mais de 10 mil pessoas em 12 bairros e comunidades ribeirinhas.

Segundo Iranilson Nery, agente da Defesa Civil municipal, a demora na distribuição ocorreu devido à espera pela liberação dos recursos federais, que só foi possível após o reconhecimento do Estado de Emergência decretado pelo prefeito Zequinha Lima. O reconhecimento foi feito pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, permitindo o envio de verbas para ações de socorro e recuperação. Iranilson destacou que, mesmo com os desafios logísticos, a gestão municipal tem mantido o compromisso de atender as famílias atingidas, com apoio técnico e operacional das forças locais.

WhatsApp2520Image25202025-09-262520at252011.21.30 Prefeitura intensifica entrega de água potável para famílias afetadas pela enchente em Cruzeiro do Sul

Além da entrega de água potável, a Defesa Civil segue monitorando as áreas mais vulneráveis e planejando novas ações de apoio às comunidades afetadas. “Com recursos recebidos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, entregamos água para mais de 3 mil famílias na região do Miritizal. Contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros e dos agentes da Defesa Civil. O prefeito Zequinha Lima tem nos dado todas as condições para levarmos essas ações a todos os lugares”, afirmou Iranilson. A distribuição de água também foi realizada durante o período crítico da enchente, reforçando o papel da gestão municipal na resposta rápida a desastres naturais.