4ª Edição do Prêmio Homenageia Defensores dos Direitos Humanos
A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), lançou a 4ª edição do Prêmio Bacurau de Direitos Humanos, criado em 2019 em homenagem a Francisco Augusto Vieira Nunes, conhecido como “Bacurau”. Bacurau foi um incansável defensor dos direitos das pessoas com hanseníase, e o prêmio celebra indivíduos e instituições que promovem os direitos humanos na capital acreana.
As inscrições e indicações para o prêmio já estão abertas e vão do dia 11 a 15 de dezembro via formulário eletrônico no site da Prefeitura de Rio Branco. A premiação ocorrerá em 19 de dezembro, onde os vencedores receberão troféus e placas de reconhecimento. Segundo Rila Freze, diretora de Direitos Humanos da SASDH, “O prêmio Bacurau é um reconhecimento a agentes civis que desenvolvem ações de garantir direitos em diversas áreas”.
Pessoas físicas, instituições públicas e organizações sem fins lucrativos que atuem na defesa dos direitos humanos em Rio Branco podem se inscrever. As categorias incluem Garantia dos Direitos Humanos, Promoção da Igualdade Étnico-Racial, Direitos da Criança, Adolescente e Juventude, Direitos da Pessoa Idosa, Direitos da Pessoa com Deficiência, Direitos da Mulher, Direitos da População LGBTQIAP+, Manifestação Cultural, Artística e Social, Educação em Direitos Humanos e Enfrentamento à Violência, Tortura e Trabalho Escravo.