Professora Marlete Andrade narra história de superação no Museu dos Povos Acreanos

Acre

  

WhatsApp2520Image25202025-07-052520at252016.05.52 Professora Marlete Andrade narra história de superação no Museu dos Povos Acreanos
Professora Marlete Andrade, autora da obra “Dos Cafundós do Judas” que será lançada no Museu dos Povos Acreanos (Foto: acervo da família)

‘Por Enilson Amorim 

A professora aposentada Marlete Andrade lança, no próximo dia 12 de julho, às 17h, no Museu dos Povos Acreanos, sua primeira obra literária intitulada Dos Cafundós do Judas. O livro, financiado com recursos próprios, retrata uma trajetória marcada por dor, superação e descoberta, narrada em primeira pessoa por uma mulher amazônida que venceu os traumas da infância e adolescência por meio da educação.

Na publicação, Marlete compartilha experiências intensas de silenciamento e preconceitos que enfrentou ao longo da vida. Segundo a autora, a motivação para transformar sua história em livro surgiu durante um processo terapêutico conduzido por uma psicanalista, que utilizou técnicas como a hipnose para ajudá-la a revisitar episódios dolorosos do passado.

WhatsApp2520Image25202025-07-052520at252016.05.21 Professora Marlete Andrade narra história de superação no Museu dos Povos Acreanos
Formatura da professora Marlete Andrade em Língua Portuguesa na Universidade Federal do Acre em 1984 (Foto: acervo da família)

“Foi revivendo minhas memórias sob o divã que surgiu a ideia do livro. Incentivada pela psicanalista, minhas filhas e amigos próximos, entendi que minha história merecia ser contada. É um testemunho de fé, força e perseverança”, revela a autora.

Marlete Andrade é formada pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e dedicou 28 anos à educação pública em Rio Branco, atuando como professora alfabetizadora, docente do Ensino Fundamental II e bibliotecária. Criadora do projeto “Caixas de Leitura”, sempre buscou estimular o hábito da leitura entre os alunos. Atualmente, dedica-se à escrita de obras voltadas ao desenvolvimento da inteligência emocional.

No mesmo evento, a professora e pesquisadora Dr. Olinda Batista Asmar, membro da Academia Acreana de Letras (AAL), também apresentará seu novo livro Panorama da Literatura Acreana, resultado de anos de pesquisa junto a alunos do curso de Letras da UFAC.

A entrada no evento é gratuita, e os livros estarão disponíveis para compra. Dos Cafundós do Judas será lançado ao preço de R$ 30,00.