Representantes do governo se reúnem com o MPAC para alinhar estratégias de segurança durante o Carnaval

Polícia
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A segurança do Carnaval
da Família
, que será realizado no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco,
a partir do dia 9 de fevereiro, foi tema de reunião no Ministério Público do
Acre (MPAC) nesta quinta-feira, 1°. O objetivo foi alinhar as estratégias de
segurança durante os dias de evento, que começa às 18h e se estende até 1h.

Rodrigo Curti, titular da Promotoria
Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, presidiu a
reunião que contou com os órgãos da Segurança do Estado para que fossem
expostos os planos de segurança.

A coronel da Polícia Militar do Acre, Marta
Renata, destacou que o plano de operação já foi finalizado e agora os batalhões
de cada cidade estão montando as estratégias específicas.

“Temos a ordem de operação, e cada batalhão
faz sua ordem de serviço. Ainda teremos uma reunião com a associação de
moradores para apurar todas as tratativas”, disse.

Francisca Fragoso dos Santos, capitã do Corpo
de Bombeiros, destacou que o plano de segurança está pronto para atender todo o
estado.

“Antes mesmo da elaboração, sentamos com os
responsáveis, fizemos algumas exigências específicas por ser na Gameleira e
passamos informações quanto às recomendações. Estamos alinhados, faltando
apenas os ajustes finais”, pontuou.

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O diretor operacional da Secretaria de Estado
de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), Marcos Frank, destacou que o
efetivo deve atender tanto o evento do governo do Estado, como também o da
prefeitura.

“Nossa intenção é atender esses dois eventos
de grande envergadura. O que temos conversado são as estratégias dentro das
soluções mais viáveis”, disse.

Pulseiras de identificação

Na ocasião, a secretária de Comunicação do
Estado, Nayara Lessa, apresentou o plano de comunicação para o evento, com a
identidade visual, e reforçou que este ano, assim como no ano passado, terá
pulseiras de identificação para menores, com o nome do responsável e o contato.

Além disso, as equipes de organização e apoio
estarão devidamente identificadas. “Todas as equipes estarão identificadas.
Teremos também pulseiras de identificação para as crianças. Elas serão
preenchidas com o nome e contato dos responsáveis”, destacou a secretária.

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A Comunicação também vai produzir material
educativo, tanto em vídeo, como físico para ser distribuído durante o evento.
Os vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação (Secom) também serão
replicados pelos órgãos públicos envolvidos no evento.

A juíza de direito Isabelle Sacramento
destacou que a permanência dos menores, a partir dos 12 anos, deve ser
acompanhada dos pais, de acordo com a Portaria n° 4/2023, que estabelece as
normas em qualquer tipo de evento.

“Assim como fizemos na Expoacre, os agentes
de proteção e as autoridades públicas farão a fiscalização em todos os dias de
evento, inclusive na entrada. São regras simples e que foram públicas desde a
época da Expoacre”, destacou.

 

Por Tácita
Muniz
 , Notícias do Acre

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