Sindmed-AC denuncia persistência de falta de médicos na UCI do Hospital da Criança

Acre

Sindmed Sindmed-AC denuncia persistência de falta de médicos na UCI do Hospital da Criança


O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) voltou a denunciar a ausência de médicos na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital da Criança (HC), localizado no Into. A constatação inicial foi feita na quinta-feira, 17, quando servidores informaram que o ambiente havia sido transformado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que reforça a necessidade de contar com profissionais de plantão, agravando ainda mais a situação e expondo as crianças ao risco de morte. Apesar da direção do hospital ter afirmado que a falta de profissionais era um problema pontual, uma nova visita realizada na sexta-feira, 25, confirmou que o problema persiste.

Mesmo com a ampliação do número de leitos na enfermaria, que passou de 55 para 60 macas, o aumento não foi acompanhado pela quantidade necessária de profissionais de saúde. O Sindmed-AC alerta que a falta de médicos na UCI, onde mais de 10 pacientes estão intubados, e a superlotação na sala vermelha, que continua recebendo novos pacientes, configuram um cenário de caos generalizado.

A situação pode resultar em processos contra os gestores do hospital, devido à gravidade da denúncia e ao risco iminente para a saúde das crianças internadas. O Sindmed-AC continua monitorando a situação e cobrando providências das autoridades competentes para garantir a segurança e o atendimento adequado aos pacientes.