Na noite de segunda-feira, 11, um trágico acidente ocorreu no Centro Esportivo de Zhuhai, no sul da China, quando um SUV atropelou uma multidão que se exercitava no local. O incidente resultou na morte de 35 pessoas e feriu outras 40, que foram hospitalizadas. O motorista, identificado como Fan, de 62 anos, tentou fugir, mas foi detido pela polícia enquanto se feriu com uma faca dentro do veículo. Devido aos graves ferimentos no pescoço, Fan está inconsciente e incapaz de ser interrogado.
As investigações preliminares sugerem que o ataque foi motivado pela insatisfação de Fan com a divisão de propriedades em seu divórcio. O líder chinês Xi Jinping solicitou esforços para tratar os feridos e pediu que o autor do crime fosse severamente punido, classificando o incidente como de “natureza extremamente maliciosa”. O atropelamento ocorreu na véspera do maior show aéreo civil e militar da China, exacerbando a gravidade da situação.
Nos últimos meses, a China tem registrado um aumento em ataques violentos direcionados a pessoas aleatórias, incluindo crianças. Incidentes recentes incluem ataques com facas e atropelamentos, destacando a necessidade urgente de medidas de segurança mais rígidas. O Centro Esportivo de Zhuhai, normalmente um local para exercícios diários, foi fechado após o incidente, enquanto a polícia continua a investigar o caso e a prestar suporte às vítimas e suas famílias.