Trump: A ameaça à democracia americana ou apenas retórica eleitoral?

Sem categoria
TRUMPO Trump: A ameaça à democracia americana ou apenas retórica eleitoral?

 Preocupações com a Democracia 

A historiadora e jornalista Anne Applebaum alertou sobre os riscos à democracia dos EUA caso Donald Trump vença a eleição. Em entrevista à Folha de S. Paulo, Applebaum destacou que Trump já mencionou nomes de pessoas que perseguiria, como Nancy Pelosi e Adam Schiff, e expressou seu desprezo pela lei. Ela enfatizou que, como candidato à Presidência, suas declarações devem ser levadas a sério, citando seus livros sobre governantes que corroem instituições democráticas.

Polarização Política e Cultural 

Zaid Jilani, do Greater Good Science Center, discorda da visão de que Trump representa uma ameaça à democracia. Ele argumenta que muitos críticos de Trump não acreditam no sistema americano de freios e contrapesos. Jilani acredita que o sistema previne ditaduras e que a preocupação excessiva com o caráter do presidente é infundada. Ele sugere que, se o sistema permitir abusos de poder, ele deve ser reformado.

Fé nas Instituições Americanas 

Jilani também rebateu críticas de que a América se tornaria uma ditadura com a reeleição de Trump, destacando a falta de fé nas instituições dos EUA. Ele argumenta que, se alguém realmente acreditasse nisso, deveria deixar o país. Jilani minimizou a insurreição de 6 de janeiro de 2021, afirmando que não houve tiros disparados, e que a Constituição foi escrita para antecipar líderes autoritários.

Retórica Apocalíptica 

A colunista Ann Coulter ironizou a retórica apocalíptica sobre Trump, afirmando que a esquerda exagera os riscos para evitar violência política. Ela comparou a insurreição de 6 de janeiro com a violência dos protestos do Black Lives Matter, destacando a diferença na cobertura midiática. Coulter e outros críticos argumentam que a demonização de Trump enfraquece críticas legítimas e que a eleição é mais sobre derrotar a “indústria de notícias falsas” do que sobre Trump versus Harris.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *